Veja a reportagem na íntegra sobre a visita do grupo de pesquisa PPGE/UFES à Escola Básica da Alemanha

Informações sobre Educação: Foco na leitura e na escrita na escola primária

Giessen-Rödgen: A Diretora da Escola Primária de Rödgen, Yvette Dreyer, recebeu cientistas da Educação da Universidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo - Brasil, com o intuito de apresentar e discutir o trabalho desenvolvido com leitura e escrita nas séries iniciais das escolas alemã e brasileira.

O grupo brasileiro, liderado pelo Professor Dr. Erineu Foerste, antes dessa visita com foco na escola primária de Rödgen, já havia desenvolvido outros trabalhos acadêmicos junto às Universidades de Giessen, de Siegen e de Greifswald.

A escola primária Rödgen já é reconhecida por seus programas de leitura. Um dos professores da escola ganhou recentemente um concurso de serviços públicos e foi convidado para apresentar seu livro, no dia 25 de maio, como parte do programa de horticultura.

Com a variedade de oportunidades de leitura que esta escola primária oferece aos alunos, tais como um cantinho aconchegante para leitura, motivação à leitura e escrita com bonecos manipulados pelas crianças, pastas de trabalhos de leitura e escrita ministrados no ensino inicial, os professores do Brasil receberam muitas sugestões educativas que podem ser aplicadas em seu país de origem.

Em conversa com os colegas da escola primária de Rödgen, os brasileiros discutiram questões de ensino e organização escolar. Uma diferença importante entre a organização educacional desses dois países é que, no Brasil, há um currículo chave para todos os estados brasileiros, organizado na capital Brasília, enquanto, na Alemanha, cada estado é responsável  pelo seu sistema de educação.

Para os alunos de classes de 1ª a 4ª séries, a visita de professores de um país diferente foi um evento emocionante, com especial relevância. Eles fizeram perguntas sobre o Futebol Campeão do Mundo, sobre a comunidade brasileira, a bandeira e o hino daquela nação, sobre a "Seleção", e os famosos jogadores Neymar e Dante. O quesito idioma não era um problema: o Prof. Foerste tem antepassados ​​da Pomerânia e fala excelente alemão.