Quem somos

O Programa de Educação do Campo é uma conquista coletiva dos profissionais da educação. Há muito tempo vínhamos lutando para que isso se tornasse realidade. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério de Educação - SECAD/MEC vem favorecendo parcerias no desenvolvimento de trabalhos na formação continuada de professores do campo, resgatando assim uma dívida histórica de nosso país com aqueles que vivem no campo.

Os profissionais do ensino que atuam na educação do campo e acumulam conhecimentos a partir de práticas educativas em contextos campesinos, desenvolveram ferramentas para garantir educação aos trabalhadores do campo. Isso tem sido feito com reflexões e esforço para produção de saberes da experiência, que precisam ser sistematizados através de pesquisas em colaboração com pesquisadores de academia, bem como socializados de forma mais efetiva.

Precisamos unir esforços para construir em diferentes contextos campesinos a escola que os trabalhadores do campo querem, levando em consideração povos tradicionais (indígenas, quilombolas, pomeranos, trabalhadores sem-terra, ribeirinhos, pescadores etc.) territórios e saberes da terra. O projeto político e pedagógico da educação do campo não é uma obra que se pode dar por terminada num determinado tempo. Deve ser permanentemente problematizada e construída a partír das necessidades dos sujeitos do campo, fortalecendo lutas contra o latifúndio e agronegócio.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.